BLOG DO MARKINHOS

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Compagas pode explorar gás em Pitanga

Compagas mostra interesse na exploração de gás em Pitanga
 A imprensa paranaense divulgou, na sexta-feira, 18 de maio, que a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) quer ampliar a área de atuação e, com isso, mostra-se interessada no gás natural do campo de Barra Bonita, em Pitanga.
A idéia da companhia é atuar em pequenos campos para ganhar experiência e, na sequência, participar da exploração de grandes reservas, caso se confirme os indícios da existência de novos campos.
Na Bacia Sedimentar do Paraná – formação geológica que abrange quase todo o Sul do país e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste – há potencial para geração e acumulação de gás natural, mas a área é praticamente inexplorada e pouco conhecida. A bacia será objeto de um levantamento magnetotelúrico (que analisa o tipo de rocha e a permeabilidade) encomendado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Para a área do Paraná, em especial, um segundo levantamento sísmico está programado e deve ser licitado em setembro.
A bacia do campo de Barra Bonita tem comprovada a existência de uma reserva de pelo menos 500 milhões de metros cúbicos. Para a Petrobrás, a área é considerada marginal para exploração e, por isso, mesmo tendo a permissão para explorar o gás, ela devolveu a concessão para a ANP. Uma nova licitação será aberta, mas ainda sem data definida.
O investimento previsto para a exploração da área deve girar na ordem dos R$38 milhões e atenderia os clientes da Compagas entre Guarapuava e Maringá. O presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, disse que a empresa pretende disputar o direito a explorar o campo, que apesar de pequeno faria a empresa aprender a operação e obter experiência para atuar em outras áreas.
 Fonte da Notícia: Jornal Paraná Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário